top of page

Cooperação

Na relação com a sociedade é necessário comunicar e discutir os assuntos do país. Na procura de consensos, o MovIn promoverá os encontros que considerar necessários para derrubar barreiras à desejada democracia mais transparente. 

COOPERAÇÃO

Nos últimos anos, em que se revelaram com maior intensidade as debilidades governativas e estruturais do nosso país, surgiram um sem número de grupos, associações, movimentos, partidos, etc., à volta da semântica da “mudança”.

Uns são claros e objetivos, outros divagam e escondem interesses. Uns desaparecem tão depressa como surgem, outros vieram para ficar. Praticamente todos eles usam a Internet como a sua principal plataforma de comunicação para a sociedade.

O MovIn é também uma dessas organizações de pessoas que quer ver e trabalhar na mudança efetiva de mentalidades e, por conseguinte, no salto evolucional da nossa sociedade. E tendo esta perfeita noção de que não somos nem melhores nem piores que os nossos semelhantes que lutam por um país melhor e, sobretudo, sabendo que todos estes grupos atomizados muito pouco dos seus propósitos poderão concretizar, não fechamos a porta a parcerias, sejam elas pontuais ou mais duradouras.

​​Mas esta cooperação, que se pretende que exista entre as organizações compostas por indivíduos altruístas e desinteressados, tem que ser superiormente planeada, por 2 principais motivos:

PROMOÇÃO

Para além de poder delinear estratégias e ações conjuntas com outras organizações, o MovIn pretenderá ser também uma plataforma de promoção de entidades ou eventos que incidam sobre as temáticas centrais da nossa existência: representação, participação e sustentabilidade.

Contudo, se se revelarem pertinentes e úteis para a sociedade, poderemos também promover pontualmente entidades e/ou atividades fora das 3 bandeiras por nós elencadas anteriormente. Isto assim é, uma vez que não nos obriga a ter uma participação tão ativa como no caso da Cooperação e porque promovemos na ótica de divulgar algo que pode trazer valor acrescentado, não nos vinculando a indivíduos ou organizações em concreto.

Este último ponto deve ser realçado, pois o MovIn e os seus membros não são minimamente responsáveis pelos atos que terceiros possam tomar, mesmo que tenha havido uma publicitação das suas atividades através dos nossos meios de comunicação. Não nos sentamos à mesa com as entidades que apenas divulgamos por esta via, ao contrário dos casos em que oficializamos perante os nossos membros parcerias com outras organizações, por via de comunicação formal.

- Nada se faz do dia para a noite e a vontade de tudo fazer pode levar a que não edifiquemos nada. Temos a noção dos recursos humanos e físicos que temos à disposição e temos objetivos bem delineados e circunscritos, para garantir que a dispersão de vontades não nos torna ineficientes e ineficazes;

- Ainda que não sejamos um partido (nem o pretendemos vir a ser) e não tenhamos militantes, cremos que existe já uma franja considerável de pessoas que aprecia o nosso trabalho, que passa a palavra e que tenta atrair outros cidadãos para os propósitos que pretendemos atingir. Por isso, temos a responsabilidade perante estas pessoas de não comprometer a imagem do movimento, pois estaremos com isso a denegrir a “camisola” que estas pessoas vestem quando participam nos nossos eventos ou quando passam o MovIn de boca em boca a familiares e seus amigos.

Em suma, o MovIn pretende estabelecer laços com outras organizações/entidades e ser um dinamizador do processo de mudança na nossa sociedade, mas não está obcecado com esse facto, tem os seus campos de ação bem definidos e não menosprezará as considerações que os seus membros ativos possam tecer sobre possíveis cooperações com terceiros.

MovIn©2012

  • facebook-square
  • twitter-square
bottom of page